quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jaboatão desenvolve ações para prevenir a Hepatite B

Principal alvo da campanha são os profissionais que atuam em salões de beleza


Com o aumento de casos de Hepatite B, no município de Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, do Programa de DST/Aids e da Coordenação de Imunização, vai realizar a partir desta quinta-feira (07/04), uma campanha em todos os salões de beleza no município para dar orientações a manicures e pedicures.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os agentes vão coletar amostras de sangue desses profissionais, bem como divulgar as normas técnicas de boas práticas dos salões de beleza, tanto aos profissionais quanto aos usuários. “Nosso objetivo é orientar para prevenir a contaminação. Por isso, vamos observar a forma como os instrumentos utilizados pelas manicures e pedicures são esterilizados e o manuseio dos mesmos”, explica a Coordenadora de Imunização, Flávia Silvestre.

Após esse primeiro contato, a Secretaria vai reunir todos os profissionais de beleza, no dia 03/05, no Auditório do Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres, para entregar os resultados dos exames, e para, se possível, aplicar vacinas. Manicures e pedicures, de acordo com a Secretaria de Saúde, são vulneráveis à contaminação deste tipo de Hepatite.

Os primeiros salões que serão visitados são dos bairros de Cajueiro Seco e Prazeres. “Seguiremos um cronograma e até o mês de outubro, esperamos atingir todos os salões do município”, completa a coordenadora.

Desde 2008, o município de Jaboatão dos Guararapes apresentou um aumento nos números de casos de Hepatite B. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2008 foram 10 casos, em 2009 foram 11 e em 2010 houve um registro de 20 casos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3538

Nenhum comentário:

Postar um comentário