sexta-feira, 22 de abril de 2011

Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres reabre maternidade


Foto: Felipe Leite


A previsão é atender cerca de 250 a 300 procedimentos por mês


Na manhã desta quarta-feira (20/04), a mamãe Tainá Vicente da Silva, 22, moradora do bairro Barra de Jangada, pôde dar a luz ao seu segundo filho, aqui mesmo em Jaboatão. É que a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Jaboatão, reabriu, nesta quarta-feira (20/04) a maternidade. E para homenagear o governador do Estado, Eduardo Campos, a mamãe Tainá não teve dúvidas. “O nome do meu filho vai ser Eduardo”, sorriu Tainá.

O Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres deixou de fazer partos normais ou cesarianos, desde 2006, devido a uma determinação da Vigilância Sanitária. A medida solicitava a adequação do hospital para realizar procedimentos médico-hospitalares de média complexidade. “Fazíamos todo o atendimento pré-natal, mas depois encaminhávamos para outros locais, já que não dispúnhamos de maternidade. Agora não, nossa estrutura pode atender casos de baixa e média complexidade”, explicou o médico e diretor do hospital Denis Camarinha.

A estrutura física da maternidade conta com 28 leitos, incluindo a sala de recuperação (pós-anestésico); 2 salas de parto (normal de cirúrgico); e 1 sala neo-natal, com 8 berços. E a equipe médica é composta por 3 obstetras, 1 anestesista, 1 neo-natologista, além de uma equipe de enfermeiros. A previsão é atender cerca de 250 a 300 procedimentos, por mês.

O médico e diretor do hospital não escondia a satisfação de toda a equipe ao ver as mães procurando a maternidade. “Sentimos uma satisfação muito grande. Para nós isso representa um sonho realizado. Nosso hospital faz cerca de 9 mil atendimentos de emergências (pediátrico e adulto), 20 mil exames laboratoriais, radioclínicos e ultrassonografias, além de 6 mil atendimentos ambulatoriais. O que nos faltava era esse tipo de procedimento, agora a população pode ter acesso a um atendimento mais completo”, frisou Denis.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado foram investidos cerca de R$ 2 milhões para a estruturação da maternidade. E a Prefeitura de Jaboatão foi um grande parceiro nessa ação. “O objetivo dessa parceria é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), visando um melhor atendimento à população”, completou Camarinha.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Saúde, informou que o projeto arquitetônico de uma outra maternidade pública está em fase de acabamento. O local será entre Jaboatão Centro e Cavaleiro e o terreno já foi desapropriado.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3576

Nenhum comentário:

Postar um comentário