segunda-feira, 4 de abril de 2011

Defesa Civil de Jaboatão capacita técnicos para atuarem nos Nudec’s



A iniciativa visa formar agentes multiplicadores de ações de defesa civil


O período chuvoso está às portas. Visando orientar a população quanto às ações de defesa civil, o órgão no município promove, a partir da próxima segunda-feira (04/03) até a quarta-feira (06/03), o 1º Curso de formação de NUDECs para técnicos. Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil têm como objetivo sensibilizar a população quanto às ações que podem ser desenvolvidas de maneira integrada, buscando a prevenção, a preparação para situações de risco de desastres, resposta aos casos e reconstrução.

Segundo Rejane Lucena, coordenadora de Planejamento e Assistência da Defesa Civil do município, a capacitação ajudará na promoção de ações integradas entre as secretarias, proporcionando ainda mais eficácia nas ações de defesa civil no município. Participarão da capacitação, técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Secretaria de Promoção da Cidadania, Assistência, Segurança Cidadã e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura, Juventude, Mulher e Mobilização e Articulação Regional, além dos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos.

Durante o curso, os técnicos receberão capacitação na área de saúde, na área específica de defesa civil, participarão de oficinas explicativas e ainda terão palestra sobre a Psicologia do Desastre, para que eles possam aprender a lidar com as famílias vítimas de desastres naturais, além de ter explicações sobre como lidar e defender o direito das Crianças e dos Adolescentes. Os participantes também terão acesso palestra sobre como cativar pessoas para as ações voluntárias, que poderão ser desenvolvidas em casos em que a defesa civil for atuar.

Rejane Lucena ainda ressalta que os técnicos serão agentes multiplicadores das informações, tendo como foco, alertar a população quanto aos riscos de cometer atos imprudentes e, principalmente, orientá-los quanto às atitudes que deverão ser tomadas em casos de desastres.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3526

Nenhum comentário:

Postar um comentário