sábado, 14 de maio de 2011

Elias Gomes anuncia medidas para conter inundações


Foto: Valter Andrade


Jaboatão é o primeiro município pernambucano a ter um Plano Diretor de Macrodrenagem. Lagoa Olho D’água será dragada


Depois de um ano e meio de estudos, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, apresentou nesta quinta-feira (12) as primeiras medidas para o enfrentamento às inundações, definidas pelo Plano Diretor de Macrodrenagem, o primeiro a ser elaborado por um município em Pernambuco.

Entre as medidas de maior impacto está a dragagem da Lagoa Olho D’água, para onde correm vários canais. Com isso, a capacidade de acumulação de água será ampliada, evitando o transbordamento de canais.

Elias Gomes também anunciou a decisão de regular o nível da lâmina da lagoa, que em momentos de intensas chuvas e aumento da maré provoca refluxo e o consequente transbordamento de canais. Os técnicos discutem apenas a forma de contenção, que poderá ser através da construção de comporta.

Ainda em relação às intervenções na Lagoa Olho D’água, o prefeito Elias Gomes assinou, durante a entrevista coletiva à imprensa, decreto que suspende a liberação de novas construções em um perímetro de 500 metros no entorno da lagoa, medida que será adotada também para as áreas que margeiam o rio Jaboatão em Curcurana e Barra de Jangada.

Já em relação aos canais que vêm provocando inundações principalmente na comunidade de Guararapes, entre a Estrada da Batalha e a BR-101, Elias Gomes assina ordens de serviço no próximo dia 16 para obras nos canais da Garapeira e Rio das Velhas. Outros quatro canais já foram licitados: Aritana, Cajueiro Seco, Nova Divinéia e 4 de Outubro. Jaboatão tem 50 canais que somam 10 km de extensão. Mais 20 deles encontram-se em fase de captação de recursos ou elaboração de projetos.

BARRAGEM DO RIO PEREIRA – O prefeito Elias Gomes alertou, porém, para a necessidade urgente da construção da barragem do Engenho Pereira, no vizinho município de Moreno, já definida pelo governador Eduardo Campos. Explicou que o que provoca as inundações principalmente na área de Muribeca, chamada de Eixo de Integração, e que fica entre Prazeres e Jaboatão Centro, são as chuvas que caem fora do município nas cabeceiras do rio Jaboatão, que nasce em Vitória de Santo Antão.

Os estudos indicam que com a implementação dessas medidas representa a solução para 90% dos problemas decorrentes das chuvas. Ainda segundo os estudos, 43% dos jaboatonenses vivem em áreas sujeitas a enchentes e deslizamentos de barreiras, ou seja, quase metade está exposta aos efeitos das chuvas, o que para o prefeito Elias Gomes, reforça a importância das medidas. As obras de macrodrenagem estão orçadas em R$ 34 milhões. Os recursos são do tesouro municipal e da União.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3675

Nenhum comentário:

Postar um comentário