quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fé e tradição no último dia da Festa de N S dos Prazeres

Procissão que saiu da frente da sede da Prefeitura arrastou milhares de devotos


Nem as fortes chuvas que caíram na tarde desta segunda-feira (02/05), impediram que milhares de devotos de Nossa Senhora dos Prazeres, vestidos de branco, com rosas nas mãos ou descalços, acompanhassem a procissão que encerra os festejos no novenário da santa.

Às 16h, em frente à sede da Prefeitura Municipal, num carro do Corpo de Bombeiros, escoltada por 60 soldados do Exército Brasileiro e sob milhares de fogos, a réplica de Nossa Senhora dos Prazeres saiu em direção ao Monte dos Guararapes.

Acompanhada por três trios elétricos, animados por bandas católicas, a multidão cantava com alegria e entusiasmo o hino que homenageia a santa: “Maria Torre Invencível / cercada de escoltas mil / nas lutas dos Guararapes / salvou a fé do Brasil”. O hino foi criado por Dom Tarcísio da S. Ferreira e Dom Plácido de Oliveira, em homenagem àquela que, segundo a fé católica, intecerdeu pelos soldados brasileiros, na Batalha dos Guararapes, no século XVII.

“Há 42 anos eu acompanho essa procissão. Este ano, eu vim agradecer uma graça que alcancei: um sobrinho, com 25 anos, sofreu um atentado e ficou entre a vida e a morte. Graças a intercessão da santinha, ele está curado e trabalhando”, relatou a desempregada Maria das Flores Silva, moradora do bairro de Cajueiro Seco.

“Todas essas manifestações populares agradam, e muito, a Nossa Senhora, pois é um gesto de amor e uma forma de expressar a fé em Deus. Muitas vezes, o homem não tem palavras para expressar o que sente, e é pela fé que se expressa“, explicou o abade, Dom Felipe da Silva, do Mosteiro de São Bento de Olinda.

Em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, os devotos receberam a bênção do Santíssimo Sacramento e cantaram diversas canções cristãs, com o Frei Damião.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3644

Nenhum comentário:

Postar um comentário