terça-feira, 17 de maio de 2011

Jaboatão prepara jovens para atuação em situações adversas


Foto: Valter Andrade

A ação capacitou 35 jovens que integram o Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NU)


Visando preparar jovens para a atuação em momentos de crise, como em locais que servem de abrigos para famílias desabrigadas, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes em conjunto com a Defesa Civil Municipal realizou, no último domingo (15), uma capacitação com 35 jovens que fazem parte do Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NUDEC).

A capacitação que aconteceu no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) de Muribeca, foi ministrada por bombeiros e técnicos da Vigilância em Saúde de Jaboatão. Foram aulas práticas e teóricas sobre primeiros socorros; manuseio de alimentos; cuidados com medicamentos; noções sobre doenças que acometem em abrigos, vigilância sanitária, e sobre vacinação em geral, em situações de enchentes e calamidades. Além de estudos sobre os cuidados com animais de estimação em abrigos.

“Nos abrigos, em função da concentração de pessoas, esses cuidados com a saúde são fundamentais. Esses jovens serão multiplicadores e atuarão em momentos de crises, nos abrigos, divulgando e ajudando nas medidas preventivas de saúde”, afirmou o gerente de Vigilância em Saúde, Alexandre Menezes.

Para a estudante Camila Kelly, 16 anos, voluntária há dois anos do NUDEC, as capacitações são sempre enriquecedoras. “Quando entramos no grupo, a Defesa Civil faz capacitações conosco, mas essa sobre saúde foi a primeira vez. Achei maravilhosa, porque em muitos abrigos lidamos com situações que necessitam desse conhecimento”, explicou a estudante.

VOLUNTARIADO

O NUDEC foi criado pela Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes. Jovens são recrutados e capacitados para atuarem como monitores voluntários de percepção de risco. Os voluntários identificam áreas de risco, barreiras e possíveis locais de alagamentos, e acionam a Defesa Civil, que envia técnicos aos locais para uma possível intervenção. Além disso, o órgão entra em contato com os parceiros.

A Secretaria de Saúde do município é uma parceira nas ações da Defesa Civil. Essa foi a primeira vez que os jovens integrantes do NUDEC receberam uma capacitação com o tema específico sobre saúde. “Tentamos associar a teoria à prática para que os jovens aprendam de forma dinâmica e efetiva. Afinal, um dia é pouco tempo, mas pode ser bem proveitoso”, salientou a chefe do Núcleo do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária (CIEVS), Ana Samonne.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3685

Nenhum comentário:

Postar um comentário