quinta-feira, 5 de maio de 2011

Prefeito de Jaboatão decreta estado de emergência e cancela comemoração dos 418 anos do município


A informação foi anunciada no final da tarde desta terça-feira (03/05) numa coletiva de imprensa

Devido às fortes chuvas que têm caído em todo o Estado de Pernambuco, levando muitas famílias a situações de risco, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, decretou Estado de Emergência em todo o município. O decreto foi anunciado oficialmente no final da tarde desta terça-feira (03/05), em uma coletiva de imprensa realizada na sede da Regional 1, em Jaboatão Centro.

Os motivos que levaram ao decreto foram a quantidade de chuvas que chegaram a 305,5 mm de 19 a 23 de abril, superando em 126,9 mm o índice histórico no município que era de 234 mm em maio. Nestes três dias já choveu 64% do que era previsto para todo mês; a quantidade de ocorrências que só no período de 1º de abril a 02 de maio chegou a 888, com 860 delas atendidas e a quantidade de pessoas atingidas por enchentes e deslizamentos, que chega a mais de 7 mil pessoas. Atualmente, o município tem 111 famílias desabrigadas.

Segundo o gestor, durante este período, a gestão ficará em alerta geral e executará ações de retirada de cerca de 1550 famílias, que estão em áreas de risco. Os moradores serão removidos para casas de parentes e em caso de não terem para onde ir, serão conduzidos a abrigos e encaminhados ao auxílio moradia. Elias Gomes ressaltou que haverá demolição imediata de casas que estiverem em locais de risco e construídas em áreas irregulares. Serão demolidas casas que estiverem obstruindo canais e construídas em locais irregulares, como nos canais da Garapeira, no Rio das Velhas e em Cajueiro Seco. As ações serão realizadas nas próximas 24 horas.

Elias Gomes informou que todas as famílias que forem levadas a abrigos da Prefeitura receberão comida, água, colchões, roupas além de toda assistência social, visita diária de técnicos de vigilância e de enfermagem, de profissionais de saúde e ambientais e a visita de equipes do SAMU para checar a situação de saúde das famílias. Também receberão toda medicação necessária e terão uma ambulância à disposição da Defesa Civil para atender a casos que necessitem de cuidados médicos.

Gomes explicou que a resolução do problema só virá com a construção da barragem em Moreno, com a inauguração do conjunto habitacional em Cajueiro Seco, que será ocupado por moradores da Lagoa Olho Dágua, e o programa Minha Casa Minha Vida, que contemplará o município com cinco mil moradias.

O prefeito ainda falou sobre os investimentos que serão feitos em macrodrenagem, que chegarão a cerca de R$ 60 milhões. “Até o fim de maio será apresentado o plano diretor de macrodrenagem.Já temos o plano diretor de habitação, serão mais de 25 milhões em áreas de morro, além de investimentos na contenção do avanço do mar, que já apresentaremos o projeto executivo”, disse.

MOENDA DE BRONZE – A comunidade está sendo desocupada devido ao risco dde transbordamento do Rio Jaboatão. Serão removidas 400 famílias. O gestor informou que assim que as chuvas passarem trará o Ministério Público e o representante da Cehab para uma audiência com os moradores para informar a comunidade como andam as obras do conjunto habitacional que contemplará as famílias atingidas pela cheia de 2005.

DEFESA CIVIL – O gestor também informou que a Defesa Civil do município estará com um efetivo de 300 homens 24 horas em alerta para atender todas as ocorrências no município. A sede da Defesa Civil foi transferida para o colégio Piaget, em Jaboatão Centro e em todas as sete Regionais de município está funcionando, 24 horas, um núcleo do órgão.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3649

Nenhum comentário:

Postar um comentário