terça-feira, 10 de maio de 2011

Jaboatão inicia tratamento contra verminose em alunos de escolas municipais


A ação iniciará nesta terça-feira (10/05) e seguirá um cronograma. A meta é administrar a dose única em 25 mil escolares, até o dia 17 de junho


Com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Secretaria Executiva de Educação, o Ministério da Saúde e a Organização Não Governamental Inmed –International Medical Services for Health (Serviços Médicos de Ajuda Internacional), fará um tratamento contra a verminose, a partir desta terça-feira (10/05), em mais de 25 mil crianças das escolas municipais.

A ação que integra o Programa Ação Saudável da ONG Inmed começou a ser desenvolvida em 2010, com coletas para exames de identificação. A previsão, segundo a Coordenação de Promoção à Saúde, é que mais de 25 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sejam atendidos seguindo um cronograma até o dia 17 de junho.

“Além da coleta para exames, nós fizemos um trabalho de sensibilização com os gestores e professores nas escolas. E eles já conversaram com os pais e alunos, aos quais entregamos um termo de autorização para iniciar o tratamento. Apenas as crianças com o termo devidamente assinado é que receberão a dose única contra a helmintíase”, explicou a coordenadora de Promoção à Saúde, Gabriela Murakami.

Nesta terça-feira (10/05), a ação será lançada na Escola Natividade Saldanha, no Bairro Cajueiro Seco, a partir da 10h, com palestras dirigidas aos pais e alunos. No ano passado, a ONG visitou 12 escolas da rede e foi encontrado um alto percentual de infecção de vermes. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que nesses casos seja feito um tratamento coletivo. “Esperamos a participação de todos. Quem vai ganhar é toda a população”, completou Murakami.

PREVENÇÃO

A verminose pode ser contraída através da ingestão de alimentos que não foram devidamente higienizados ou de água contaminada. Após a ingestão dos ovos dos vermes, estes se alojam no intestino causando a desnutrição e a obstrução do intestino, podendo causar até a morte. Alguns sinais são perceptíveis como a anemia, dificuldade de concentração, sonolência, cansaço e dificuldade de crescimento.

Para prevenir é importante lavar bem as mãos, antes das refeições e após a utilização de banheiros; aparar as unhas; evitar colocar as mãos na boca; beber água filtrada ou fervida; andar com calçados; comer em locais limpos e higienizados; e manter a casa limpa (livre de moscas ou outros insetos).

O medicamento que será utilizado nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes será o Albendazol. Ele é contra-indicado apenas para gestantes, mães que estejam amamentando, crianças menores de dois anos e pacientes com hipersensibilidade ao medicamento. “Como o Albendazol é geralmente bem tolerado pelo organismo, seguiremos a recomendação de contra-indicação para os grupos listados, mas administraremos a dose em todos os escolares listados, mesmo os que não fizeram o exame de identificação”, concluiu Murakami.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3662

Nenhum comentário:

Postar um comentário