quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jaboatão promove Seminário da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência


O evento está sendo realizado na Igreja Anglicana do Espírito Santo em Piedade


Visando o compromisso com a inclusão e reconhecimento dos direitos sociais dos idosos e das pessoas com deficiências, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove a partir desta terça-feira (24/05) até a próxima quarta-feira (25/05), na Igreja Anglicana de Piedade, o Seminário da Pessoa Com Deficiência e da Pessoa Idosa.

O seminário tem como objetivo criar condições necessárias para a elaboração e implantação da Política Municipal do Idoso e do Deficiente, além de ser um momento para discutir e garantir ações efetivas na formulação de políticas públicas de atendimento à pessoa idosa e assegurar a Convenção da Pessoa com Deficiência, que promove a integração social e o exercício dos direitos individuais e coletivos das pessoas acometidas por limitações físico-motora, mental, visual, auditivas ou múltiplas.

No evento, o prefeito Elias Gomes assinou o documento n° 66/2011 onde institui o Comitê intergestor Municipal da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e prevê a ampliação para deficientes e idosos da participação no mercado de trabalho, a garantia à acessibilidade nas ruas, nas escolas e seus entornos, garantia de transporte acessível e ampliação da participação nos programas sociais.

Com isso, segundo o prefeito, Jaboatão caminha a passos largos para se tornar um marco na implantação de uma política pública voltada para esses dois segmentos. “Tivemos a preocupação de criar a Secretaria Municipal de Atenção aos Idosos e Pessoas com Deficiências, que vai cuidar exclusivamente deles. Assim, Jaboatão será, em Pernambuco, quiçá no Brasil, pioneira e uma referência na garantia dos direitos e acessibilidades,” afirma Gomes.

A secretária Socorro Araújo disse que o idoso e o deficiente são sinônimo de amor e que carregam em suas trajetórias de vida muita luta e dedicação. “Esse evento simboliza a luta e o compromisso do poder público em melhorar as condições de vida dos nossos idosos. Juntos, vamos fortalecer a rede de proteção social”, enfatizou.

Para o deficiente visual José Augusto de Barros, 56 anos, debater políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos é bastante importante . “É uma iniciativa que a gente nunca viu aqui em Jaboatão. Fico muito satisfeito com essa preocupação que a gestão está tendo conosco, deficientes. Eu realmente almejo que tudo que for colocado no papel, hoje, neste lugar, seja posto em prática”, declarou José Augusto, que é um dos fundadores da Associação Pernambucana de Cegos.

A presidente do grupo da Terceira Idade, Sonho Meu, Maria Felizmina Rodrigues, de 72 anos, analisou de forma positiva o resultado do encontro. “Ver esse auditório cheio de pessoas interessadas na causa e que certamente se tornarão multiplicadores, é uma grande alegria”, concluiu.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3704

Nenhum comentário:

Postar um comentário