segunda-feira, 16 de maio de 2011

Parteiras de Jaboatão recebem kits


Foto: Valter Andrade

O encontro que se realizou no Hotel Barramares, em Piedade, e teve como tema “O Nascer Por Mãos Negras”


Na tarde desta sexta-feira (13/05), a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes realizou um encontro com as mais de 40 parteiras cadastradas no município para discutir o ofício e para entregar kits que podem auxiliar no trabalho de partejar. Os kits são compostos por tesoura, balança, estetoscópio, caixa de inox, pisseta, recipiente de algodão, máscara cirúrgica, termômetro, clamp umbilical, bacia, fita métrica e outros itens.

Segundo Maria dos Prazeres de Souza, parteira há 50 anos, o público que solicita os trabalhos das parteiras mudou, mas as dificuldades ainda são as mesmas. “Antigamente nós atendíamos mais mulheres pobres. Hoje atendemos mais mulheres de classe média. Mas as dificuldades são as mesmas, como a falta de materiais adequados. Esse kit veio num bom momento, pois vai nos auxiliar na hora do parto”, ressaltou.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, entregar esses materiais é uma forma de fortalecer o contato com aquelas mulheres que ajudam, há muito tempo, aos cidadãos jaboatanenses a nascerem em casa, além de contribuir na humanização do parto. “Elas são nossas parceiras. Nosso município passou por muito tempo sem poder contar com uma maternidade. Por meio delas nasceram muitos filhos desta terra. Só temos a agradecer”, lembrou a secretária de Gestão em Saúde, Suely Almeida.

O encontro que se realizou no Hotel Barramares, em Piedade, e teve como tema “O Nascer Por Mãos Negras”. Para a chefe de Núcleo Saúde da Mulher, Samara Brelaz, o dia de Luta contra o racismo é um motivador à reflexão. “Com a institucionalização do parto, a função das parteiras ficou restrita às camadas populares, as quais, em nosso país, é composto prioritariamente por negras e seus descendentes”, explicou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3680

Nenhum comentário:

Postar um comentário