sábado, 19 de março de 2011

Defesa Civil apresenta Plano de Contingência aos profissionais de Saúde


Foto: Marcelo Ferreira


Objetivo é integrar as ações das secretarias para enfrentar possíveis desastres


Com a aproximação do inverno, muitos ficam em estado de alerta, especialmente as pessoas que habitam em morros. Apenas o município de Jaboatão dos Guararapes apresenta 296 setores de risco, divididos em níveis – baixo, médio, alto e muito alto. Diante desse quadro, a Defesa Civil do município se prepara com ações integradas para a prevenção e a atuação em casos de desastres.

Nesta sexta-feira (18/03), a Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência à Secretaria de Saúde. No encontro, vários profissionais e técnicos da área de saúde, como os gestores, coordenadores, chefes de núcleo, chefes de regionais, chefes de Unidades de Saúde e Policlínicas, puderam conhecer e debater as medidas que deverão tomar em casos diversificados.

De acordo com a secretária de Saúde, Gessyanne Vale, em casos de deslizamentos com vítimas, o SAMU é imediatamente acionado, mas o trabalho de acompanhamento às vítimas deve ser constante, seja com visitas aos abrigos para orientar no manuseio de alimentos e visitas aos idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência, seja com trabalho psicossocial. “Quanto mais as secretarias estiverem integradas e conhecendo as diversas ações que são desenvolvidas pela gestão, mais êxito teremos no enfrentamento aos problemas sociais”, explicou Gessyanne.

A Defesa Civil vem, desde o mês de janeiro – período de intensas chuvas de verão – desenvolvendo atividades integradas para prevenir algum tipo de desastre. Entre as medidas tomadas está a aplicação de gel impermeabilizante, a colocação de lonas, trabalhos de vistorias técnicas, orientação junto aos núcleos comunitários de Defesa Civil e realização de encontros permanentes com os grupos de trabalho para a atuação em casos de emergências, além de promover atividades educativas, como a distribuição de calendários informativos e a distribuição de panfletos educativos no programa Prefeitura dom Você.

“Nosso objetivo é prevenir. Além das ações que estamos desenvolvendo, lançaremos no próximo mês uma cartilha que traz orientações de ações preventivas nos morros para alunos de escola pública”, explicou a coordenadora da Defesa Civil, Rejane Lucena. “Mas em casos de emergência, estamos de prontidão 24h, basta ligar para o Plantão Permanente, pelo 0800-281-299”, completou Lucena.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3472

Nenhum comentário:

Postar um comentário