terça-feira, 29 de março de 2011

Elias Gomes participa de homenagem a Benedito Cunha Melo

A celebração comemorou o centenário do autor do hino de Jaboatão

A noite da última sexta-feira (25/03) foi de celebração em Jaboatão Centro. É que o Instituto Histórico de Jaboatão homenageou o autor do hino de Jaboatão, Benedito Cunho Melo, que no dia do evento completaria 100 anos de idade. O prefeito do município, Elias Gomes, participou da comemoração.

Entre os familiares o clima era de alegria, emoção e sensação de dever cumprido. “Estou muito emocionada, sinto muita gratidão a todos por terem organizado essa homenagem que está sendo feita no dia em que meu pai completaria 100 anos”, disse Margarida Maria da Cunha Farias, filha do autor.

O prefeito do município, Elias Gomes, participou efetivamente do evento, declamando poesias e ressaltando a importância do autor para o município. “Para mim é uma honra participar de uma homenagem para alguém tão importante para o município”, ressalta.

HISTÓRIA – O autor nasceu em 25 de março de 1911, no município pernambucano de Goiana, e fixou residência em Jaboatão em 1924. Filho dos poetas Alberto Tavares da Cunha Melo e Virgínia Tavares de Miranda Lins, Benedito Cunha Melo se transformou ícone da cultura jaboatanense por utilizar uma temática ligada a sua região e pela atuação jornalística. Melo foi o fundador e o redator-chefe do “Jaboatão Jornal”, periódico mensal criado em 1950, onde por mais de 20 anos manteve uma coluna de trovas intitulada Trovas e Trovoadas, com textos predominantemente satíricos.

Benedito Tavares da Cunha Melo recebeu o título de Cidadão Jaboatanense, através do Projeto de Lei elaborado pela Câmara Municipal de Jaboatão. No bairro de Barra de Jangada, há um colégio estadual com o seu nome. Por se tratar de um homem ligado à cultura literária, a Biblioteca Municipal também possui o seu nome. Benedito Cunha Melo faleceu no dia 06 de outubro de 1981.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3506

Nenhum comentário:

Postar um comentário