terça-feira, 22 de março de 2011

Eclode primeiro ninho de tartarugas da orla de Jaboatão


Foto: Marcelo Ferreira



De aproximadamente 145 tartarugas 69 sobreviveram


Um evento diferente do comum chamou a atenção de banhistas e frequentadores da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. É que um ninho tartarugas, que ainda não tinha sido identificado pelos pesquisadores, eclodiu na tarde desta segunda-feira (21/03). As tartarugas foram encontradas pelo voluntário do Projeto Tamar, Adriano Artoni, por volta das 9h da manhã e só terminaram de eclodir às 14h. As sobreviventes, que chegaram ao total de 69, foram levadas para o meio do oceano e soltas para continuar o ciclo natural.

Segundo Artoni, no total foram encontradas aproximadamente 145 tartarugas, entre elas 69 sobreviveram, 68 não saíram dos ovos e 10 morreram, dessas três foram encontradas perto do ninho, o que ajudou na identificação do local.

Rosilda Barreto Santos, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e que estuda tartarugas há mais de 10 anos, explica que é normal a ocorrência desses fenômenos na orla de Pernambuco. Ela ainda ressalta que, após atingirem a idade adulta, por volta dos 25 anos, as tartarugas fêmeas voltarão para o mesmo local para continuar o ciclo reprodutor. Ela ainda ressalta que de cada mil tartarugas, apenas duas sobrevivem, por isso a necessidade de se preservar cada vez mais.

CONSCIENTIZAÇÃO – Uma das questões informadas como importante pela professora é o trabalho que deve existir em conjunto com toda a população. “É preciso deixar a população bem informada para em casos como estes não haverem saques, ou até mesmo as pessoas não levarem pra casa achando que elas sobreviverão, porque elas não vão sobreviver”, alerta.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Jaboatão tem desenvolvido um trabalho de conscientização com estudantes do município e ministrando palestras nos condomínios da orla para deixar a população bem informada sobre o trato com as tartarugas, como explica Shirlei Barreto, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria. Ela ainda informa que está sendo fechada uma parceria com a UFRPE e a Secretaria Executiva de Educação para que sejam ministradas capacitações para professores de ciências da rede municipal para que eles sejam agentes multiplicadores do assunto.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3478

Nenhum comentário:

Postar um comentário