terça-feira, 15 de março de 2011

Saúde em Jaboatão dos Guararapes com mais tecnologia


O método aproxima profissionais de todo o Brasil através da internet


A tecnologia é mais uma ferramenta utilizada pelos médicos, enfermeiros e dentistas que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Piedade II, por onde passam mais de 800 pessoas ao mês.

A Regional 06, que abrange os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, faz parte do Programa Nacional de Telessaúde em Atenção Primária no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O projeto tem como objetivo otimizar a assistência médica, odontológica e de enfermagem à distância, utilizando a comunicação bidirecional, via internet, promovendo a capacitação da equipe da USF através da teleducação e permitindo, por meio da teleassistência, que médicos interajam com outros profissionais.

Diante disso, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria de Saúde, promove na manhã da próxima quinta-feira (17/03), na USF Jardim Piedade II, um treinamento sobre o uso da técnica. A atividade é direcionada a gestores, médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentista, integrantes da Equipe de Saúde da Família (ESF) beneficiada pela rede NUTES e pessoas chaves de outras equipes de saúde.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde, Cássia Pereira, o simples fato de o programa levar a internet à USF já auxiliou os funcionários a tirar dúvidas, por exemplo, quanto a determinadas medicações a prescrever. "Além do esclarecimento das dúvidas, também ocorre, toda semana, palestras à distância por webconferências. Estamos recebendo aulas para aprender a usar a videoconferência”, explica Cássia.

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Piedade II está localizada à Rua das Flores, s/n - Jardim Piedade.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3450

Nenhum comentário:

Postar um comentário