sábado, 19 de março de 2011

Jaboatão comemora Dia do Artesão


O evento será aberto ao público que também poderá apreciar os produtos dos artistas locais


No próximo sábado (19/03), é o Dia do Artesão. E para homenagear esses operários da arte, a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, em parceria com a Associação dos Artesãos de Jaboatão, vai comemorar o Dia do Artesão, na próxima sexta-feira (18/03), com um café da manhã.

De acordo com a presidente da Associação dos Artesãos de Jaboatão, Maria Edenice, os artistas locais estavam esquecidos. E agora, essa parceria tem rendido grandes conquistas para todos. “Antes nós saíamos daqui para mostrar os nossos trabalhos fora e não tínhamos nenhuma organização. Agora já temos uma associação, criada há um ano, e estamos recebendo estandes novos da prefeitura para expor nossa arte, em feiras ou locais turísticos”, comemorou a artesã.

Para o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo, Jackson Rocha, além de estimular a permanência dos artesãos no município, a venda dos produtos pode render mais para o município. “Nossa intenção é estimular a realização de duas ou três feiras por semana em locais turísticos, como a Orla de Piedade e o Monte dos Guararapes. Essa é uma forma de organizar essas pessoas, bem como fazê-las difundir suas artes”, explicou Rocha.

O café da manhã para comemorar o Dia do Artesão acontecerá no estacionamento da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, na Av. Bernardo Vieira de Melo, 631, a partir da 8h. O evento é aberto ao público e será animado com o talento musical de Hélia Cannizzaro e da artesã Zilene Neiva Brandão. Após o café da manhã, as pessoas poderão visitar os estandes, que ficarão expostos até às 17h.

O Dia do Artesão:

O dia 19 de março não foi escolhido à toa para ser o Dia do Artesão. Nesse dia, a igreja Católica celebra o dia de São José, conhecido como o pai adotivo de Jesus e pelo seu talento como carpinteiro. Esse dia surgiu como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa de um povo.

Em Jaboatão dos Guararapes, a artesã Zilene Neiva Brandão, 50, é uma figura de destaque por ter seus produtos comercializados fora do país. Além disso, é única operária do município que faz restauração em ouro. “Pelos seus quase 30 anos de carreira e talento, entendemos que podemos celebrar o Dia do Artesão fazendo uma homenagem a essa grande artista local”, salienta a presidente da Associação dos Artesãos de Jaboatão, Maria Edenice.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3459

Nenhum comentário:

Postar um comentário