sábado, 12 de março de 2011

Tartaruga desova na orla de Jaboatão


Foto: Felipe Leite


Atualmente são cinco ninhos, cercados e com fiscalização


Mais uma tartaruga desovou na orla de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O fato aconteceu na noite desta quinta-feira (10/03). Segundo banhistas, por volta das 22h a tartaruga chegou às imediações do Hotel Golden Beach e começou o processo de desova. O Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) foi chamado e junto com a Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Jaboatão começaram a cercar o local e sinalizar. O intuito dessa ação é proteger os ovos até a eclosão, que deve acontecer em no máximo 60 dias. Como explica o secretário executivo do Meio Ambiente, Hermírio do Rêgo Barros.

Ao todo, o município tem em sua orla cinco ninhos de tartaruga, um em Candeias e os outros quatro em Piedade. Segundo Rêgo Barros, o Gama está fazendo rondas periódicas nos locais para garantir a segurança, além disso, foram colocadas cercas de segurança em volta dos ninhos e montados toldos com banners explicativos sobre como deve-se agir em casos de desova de tartarugas.

Além dos banners e dos toldos com estagiários e profissionais da secretaria explicando aos banhistas como agir nessas situações, também estão sendo realizadas palestras nos condomínios próximos aos locais de desova, visando conscientizar a população para que eles possam assim ajudar na preservação desses ninhos. “Ainda pretendemos estender essas ações para as escolas do município. Para isto, vamos começar a conversar com a Secretaria de Educação para fazer uma ação conjunta e conscientizar o máximo de pessoas sobre esse fenômeno que está se tornando constante no município”, disse Hermírio do Rêgo Barros, secretário executivo do Meio Ambiente de Jaboatão.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3448

Nenhum comentário:

Postar um comentário