quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretaria de Saúde assina convênio com a OPAS/OMS


O projeto prevê o investimento de U$ 300 mil, divididos entre três municípios: Jaboatão, Recife e Olinda


A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes assina convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS), para tratar de doenças consideradas negligenciadas, como a Hanseníase (popularmente chamada de Lepra), a Esquistossomose e a Amebíase Intestinal. A assinatura do convênio será nesta terça-feira (22/03), às 10h, na Sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, no Bongi.

Com a duração de até um ano, o projeto será aplicado em três etapas: na primeira será feito um inquérito – através de exames de pele e de fezes, vai se tentar diagnosticar quais crianças estão contaminadas; a segunda etapa consiste no controle – onde a criança contaminada e o entorno em que ela vive receberão tratamento aliado à educação, através de palestras e teatros; e a terceira etapa é a avaliação do tratamento – onde novamente se fará o inquérito para avaliar a eficácia do tratamento.

O programa é um projeto piloto que será instalado nas cidades de Jaboatão, Recife e Olinda e tem como objetivo atender crianças e adolescentes de até 14 anos, de escolas públicas municipais, é uma iniciativa da OPAS, mas é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – banco que gere recursos oriundos de empresas internacionais. O investimento total é de U$ 300 mil, que será dividido entre os três municípios. “A meta do projeto é reduzir as taxas de contaminação a um número aceitável para a OMS”, explica a secretária de Saúde de Jaboatão, Gessyanne Vale.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3477

Nenhum comentário:

Postar um comentário