quarta-feira, 23 de março de 2011

Jaboatão na luta contra o preconceito racial

O evento foi realizado pelo MPPE, na Estação Central do Metrô, no Recife


Clima de grande alegria, regado por maracatu, ciranda e, acima de tudo, conscientização. Assim foi a comemoração do Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento foi realizado pelo Ministério Público de Pernambuco, durante todo o dia, nesta segunda-feira (21/03), na Estação Central do Metrô, no Recife e contou com a participação da equipe da Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Jaboatão. Quem foi ao local pôde assistir à palestra, ministrada pela equipe de Jaboatão, cortes de cabelo afro, apresentações culturais e receber informações nos estandes do Disque Denúncia e MPPE.

Segundo Marcelo Gerson, coordenador de Promoção da Política de Igualdade Racial do município, Jaboatão é um dos municípios pioneiros na luta contra o preconceito. “Somos um dos poucos municípios no Estado, que tem em sua organização um setor específico para trabalhar as políticas afirmativas” , afirma Marcelo. Ele ainda acrescenta, que a gestão tem mostrado sensibilidade com a questão, tanto que a primeira conferência realizada no município, foi sobre igualdade racial”, conclui.

A animação da grande celebração ficou por conta do maracatu, do Projovem jaboatanense. Os usuários do metrô entraram no clima e participaram de uma grande roda de cirando, que tomou o pátio da estação. “Eventos como este são muito importantes, principalmente quando são realizados em locais com muita gente, porque conscientiza muitas pessoas ao mesmo tempo, afinal não tem porquê ter preconceito”, disse animado o grafiteiro de 37 anos, Caju.

HISTÓRICO - A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem aos homens, mulheres e crianças que em 1960, foram massacrados pela polícia da África do Sul, durante um protesto pacífico. No total, foram 69 mortos e 186 feridos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3481

Nenhum comentário:

Postar um comentário