sábado, 5 de março de 2011

Saúde faz Plenária de Sensibilização e Mobilização do Plano de Contingência Dengue 2011



Na ocasião foram apresentadas aos servidores as ações do Dia D que acontecerá no dia 29 de março, em Prazeres


Com aproximação do inverno, cresce a preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da Dengue (aëdes aegypti), em porções de águas paradas geradas durante as chuvas. Para tanto, a Gerência de Saúde da Regional 05 - Prazeres realizou, na última quarta-feira (02.03), uma reunião de mobilização com todos os servidores das regionais 05 e 07. Na ocasião foi apresentado o Plano de Contingência Dengue 2011. Participaram do encontro todos os Microrregionais, chefes de Núcleos, coordenadores e gerentes das duas regionais.

A intenção foi capacitar os profissionais como agentes multiplicadores das informações e estimular os participantes a se integrarem às ações preventivas no combate ao mosquito transmissor. Na ocasião, foi feita uma apresentação das ações do Dia D, que vai acontecer no dia 29 de março, em Prazeres, com concentração na Rua Santo Elias. “O Dia D é uma ação que consiste em mobilizar toda população para os riscos e os cuidados preventivos contra o mosquito. É um dia de muita movimentação, que envolve todos os profissionais de saúde”, informou a coordenadora de Saúde da Regional 7, Jacileide Cândida de Carvalho.

Estão previstos distribuição de panfletos, apresentações teatrais, jogos lúdicos nas escolas do bairro, apresentações de bandas marciais, bonecos gigantes, abordagem corpo a corpo nas ruas, onde prefeito, secretários, gerentes regionais e servidores estarão envolvidos, para conscientizar as pessoas. Um mutirão de limpeza em canais e canaletas e equipes de vigilância ambiental estarão nas residências fazendo vistorias domesticas, a fim de eliminar locais onde as larvas podem ser geradas. “É importante que cada um saiba da sua responsabilidade, que a sua ação tem conseqüência na sua vida e na do vizinho”, declarou a moradora Maria Madalena da Silva. Além da mobilização da sociedade, haverá ainda atuação da Secretaria de Serviços Urbanos no recolhimento de entulhos que acumulam água e que pode sem criadouros do mosquito.

A coordenadora de Saúde Jacileide Cândida de Carvalho anunciou ainda que será criado por decreto o Núcleo de Mobilização contra Dengue, que será formado representantes de diferentes entidades da sociedade e do governo municipal. ”Essas pessoas, que queiram contribuir orientando os cidadãos no processo da conscientização, serão os agentes voluntários e terão muita importância nesse processo”, explicou Jacileide.

Para mais informações sobre as ações do Dia D foi disponibilizado o e-mail denguejabatao@gmail.com, além do Blog jaboataocontradengue.blogspot.com ou ainda pelo telefone: 3379 5605.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3432

Nenhum comentário:

Postar um comentário