quinta-feira, 3 de março de 2011

Guarda municipal de Jaboatão recebe colete à prova de tiros e armas brancas



Foto: Marcelo Ferreira


O município é o primeiro do Estado a dar essa proteção aos guardas municipais


A Guarda municipal de Jaboatão é uma das pioneiras do estado e até mesmo do Brasil em diversos feitos, como a incorporação de mulheres ao efetivo, a aquisição de armamento para os guardas, que aconteceu na década de noventa e tantos outros. A mais recente aquisição, que leva a guarda a mais uma vez ser pioneira no Norte e Nordeste, foi a aquisição de coletes à prova de tiros e armas brancas.

A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (02/03) na Secretaria Executiva de Segurança Cidadã e Direitos Humanos. Entre os presentes estavam o vice-prefeito do município, Edir Peres, a secretária de Promoção da Cidadania, Socorro Soares e o secretário executivo de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, Cláudio Carraly.

Segundo o gerente da Guarda Municipal, Carlos Eduardo, no total serão entregues 100 coletes, com validade de cinco anos, que poderão ser utilizado pelos 300 guardas do efetivo de rua, tanto mulheres, quanto homens. “O colete é cambiável, a capa pode ser trocada. Cada guarda receberá uma capa e quando estiver de serviço usará o colete. Entre os coletes também estão os femininos, que se adequam ao formato do seio”, informa. Ele ainda explica que os guardas começam a utilizar o material assim que o convênio para utilização tanto dos coletes como das armas, for assinado pelo superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, o que ele acredita ser em no máximo 15 dias.

O secretário Executivo de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, Cláudio Carraly, explica que todos os guardas terão porte de arma, para isso, eles já receberam treinamento. A guarda utilizará o armamento junto com o colete. O principal intuito é a garantia da segurança dos guardas, que muitas vezes se expõem a situações de risco, como a retirada de feirantes e defesa do patrimônio. Desse modo, todos estão instruídos a só utilizar os novos equipamentos em último caso. Outro diferencial do colete é que ele não defende apenas de armas de fogo, mas também de armas brancas, como facas e estiletes.

Para o vice-prefeito do município, Edir Peres, esse equipamento é mais uma forma de valorizar os guardas municipais. “Isso mostra o comprometimento da gestão com os funcionários. O município retoma agora o crescimento e um dos passos dados é a melhor qualidade para os servidores. Acredito que com esse colete os guardas vão poder trabalhar mais tranquilos quando forem fazer o seu dever de defender o patrimônio de Jaboatão", disse.

Entre os guardas a notícia foi recebida com muita satisfação. “Nos sentimos cada vez mais valorizados. Essa é mais uma conquista. Nunca fomos tão valorizados como estamos sendo agora”, disse Cristina Menezes, 14 anos na Guarda e que estava vestida com o colete durante o evento. “Esse colete é muito importante para nós. Muitas vezes nos expomos à situações que colocam nossas vidas em risco, e agora, com mais esse equipamento nos sentiremos mais seguros. Sem dúvidas estamos nos sentindo muito valorizados”, afirmou Cláudio José dos Santos, 20 anos na Guarda e que também estava utilizando o colete.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3423

Nenhum comentário:

Postar um comentário